terça-feira, 16 de junho de 2009

Ganhadores do Livro

olá, a Cão Obediente já sorteou os livros


Confira os ganhadores da promoção:
Foram sorteados 10 (dez) exemplares do novo livro de Ted Kerasote
"Lições de um cachorro livre-pensante. A porta de Merle"
Sorteio realizado em 16 de junho de 2009,confira os ganhadores!
Vanessa das Neves
Glaci de Almeida
Joaquim Francisco dos Santos
Pedro Assumpção
Paulo Rollo
Márcia dos Santos Veadrigo
Marcelo Deeke
Natália Fernandes
Guilherme M. Junior
Carol Cristina Almeida

A Cão Obediente e a Editora Objetivaagradecem a participação de todos.
Boa Leitura!
Mais informções acesse www.caoobediente.com.br

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A importância do alimento de qualidade para cães e gatos

Olá, hoje coloquei um artigo de um amigo meu que faz Zootecnia na UFSM


A escolha do alimento para os animais de estimação é motivo de muita dúvida para seus donos, que muitas vezes não encontram respostas nos vendedores dos supermercados.
Há uma grande desavença entre os técnicos de formulação e do marketing, como por exemplo, na questão do cálcio. A maioria dos clientes não sabem a quantidade e nem a função do cálcio para os cães e gatos, porém, alguns já sabem que uma quantidade excessiva de cálcio pode gerar uma série de problemas renais. Mesmo assim, o informe: “contém mais cálcio” em algumas embalagens são formas de se agregar valor e atrair o comprador.
Um alimento de qualidade se baseia numa série de fatores: proteínas, lipídeos, minerais, energia, vitaminas, etc... e sobre eles, alguns pontos devem ser avaliados:
Quantidade adequada desses nutrientes, dependendo de:
- situação fisiológica (gestantes, lactantes, problemas renais,...)
- escore corporal do animal (magros, obesos,...)
- atividade do animal (ativos, atletas, sedentários,...)
Qualidade desses nutrientes, como:
- proteína de origem animal (maior digestibilidade, reduzindo o volume de fezes)
- digestibilidade dos nutrientes (o quanto o animal aproveita de cada nutriente)
Claro que, o dono do animal não tem como saber a digestibilidade dos ingredientes presentes no rótulo dos alimentos, porém ele pode adquirir um produto de qualidade através da credibilidade que ele tem em determinada empresa e através de observações da reação que o animal tem com relação ao alimento: se ele gosta do que está comendo e se o aspecto de suas fezes melhora. Se o volume de fezes diminui com a mesma quantidade de comida que você forneceu significa que o animal está aproveitando melhor esses nutrientes, pois, o que não foi aproveitado deve sair nas fezes.
Nos mercados existe uma grande variedade na classificação de alimentos pet: standard, premium, super premium, etc... As classificações dizem a qualidade dos ingredientes presentes no alimento e os processos pelo qual foram submetidos, por exemplo: as super premium, que possuem ingredientes de maior valor nutricional e de mais alta qualidade, ingredientes especiais, o processo de cozimento é otimizado, preservando assim os nutrientes e sendo mais realista com o que há no rótulo.
Vale ressaltar que o que existe no rótulo, na maioria dos casos, não condiz com o que contem dentro da embalagem, visto que, as análises são feitas antes do alimento estar preparado e durante os diversos processos pelo qual os ingredientes passam, esses nutrientes vão sendo perdidos, principalmente no processo de cozimento, esse, se mal feito, causa grande prejuízo á quantidade de proteína que está informada no rótulo.
Por fim, ao escolher um alimento, o dono do animal deve levar em conta:
- o cão ou gato tem necessidades e preferências diferentes ás nossas e isso deve ser respeitado
- qual a raça, porte e a finalidade (atleta, sedentário, etc...) que você deseja para seu cão
- na dúvida, aposte nos alimentos de marcas mais conhecidas
- observe as fezes do seu animal, ás vezes ao trocar de marca, o animal pode vir a ter diarréias, isso não quer dizer que a ração não é boa, é apenas uma reação do organismo dele, que não está acostumado a algum ingrediente, se notar que ele gosta da ração, mantenha-a por mais algum tempo, pois a tendência é que a diarréia cesse.

Leonardo Monte Carvalho – Aluno de Zootecnia