sexta-feira, 1 de maio de 2009

Educando seu filhote


A maioria dos problemas de comportamento de cães adultos é devido à má educação ou a sociabilização inadequada desde filhote. A sociabilização do filhote tem o objetivo de garantir que o cão tenha um bom desenvolvimento social e emocional, caso contrário o animal poderá por exemplo tornar-se agressivo ou medroso.
O período mais importante da sociabilização vai até os 3 meses de idade, e como geralmente o animal é entregue ao dono com 2 meses, restam apenas 1 mês para que o novo dono sociabilize este animal adequadamente. Por isso é importante conscientizar também o criador a realizar este trabalho com o filhote a ser vendido ou doado.
Dos 21 aos 49 dias de vida o cãozinho já ouve bem, enxerga, seu olfato está bem desenvolvido, já começa a ingestão de alimentos pastosos, abana o rabo, brinca com seus irmãos, reconhece objetos e movimentos. Essa fase é muito importante, pois é o período de explorações, atividades grupais e sociais, inicio da determinação hierárquica emocional. O filhote nunca deve ser tirado da mãe antes disso, pois é quando ele aprende respeito na hierarquia, higiene e disciplina. Nesta fase ele deve ser apresentado à vários tipos de pessoas, animais e barulhos, sempre de forma natural, positiva e gradativamente, observando sempre o comportamento do filhote pois qualquer trauma pode deixa-lo traumatizado pela vida toda.
O cãozinho deve ter contato com pessoas diferentes, sempre de forma positiva sem assustar o animal; com outros animais, sempre tomando cuidado para ser seguro pro filhote e também para os outros animais, de forma calma e gradativa; e por fim com objetos e locais mais diversos possíveis, começando com uma distância segura para não assustar o filhote e gradativamente ir fazendo a aproximação.
Infelizmente, o período de sociabilização termina antes de o filhote estar totalmente imunizado (ou seja, terminado oe squema vacinal). Por isso, não podemos esperar o término das vacinas para começar a sociabilizar. Ao mesmo tempo, devemos estar cientes dos riscos envolvidos e tomar o máximo de cuidado para que o filhote não contraia alguma doença infecciosa. Como por exemplo, deixa-lo ter contato apenas com animais que você tenha certeza que esteja totalmente imunizado e sadio.
Além da sociabilização outro aspecto importante é a educação adequada do filhote, ensinar já nos primeiros dias os limites, regras e restrições. Evitar dar o que o cachorro quer na hora que ele quer, evitando assim mimar o animal, caso contrário, este pode se tornar um cão dominante, com alguns problemas comportamentais, como fazer as necessidades em locais indevidos, roer roupas, calçados e móveis, agressividade, problemas na hora do passeio, entre outros.
Para que seu cão não se torne seu líder, alguns cuidados devem ser tomados:
Estabeleça horário para comida, passeio e brincadeiras.
Nunca deixe comida à vontade. O animal deve comer apenas quando o dono colocar a ração, é o dono que decide a hora e a quantidade que ele deve se alimentar.
Apresente ao filhote somente o que ele poderá usufruir. Se você não quiser que ele suba no sofá, não apresente o sofá a ele.
Reforce sempre o comportamento desejado com recompensas (carinho, brinquedo, petiscos), o cachorro relaciona que quando ele faz coisas certas ele será recompensado, assim ele é estimulado a repetir esse comportamento.
Não recompense os comportamentos errados, um simples olhar ou qualquer tipo de atenção já vale como recompensa, com isso o animal é estimulado a repetir o comportamento indesejado. A melhor maneira de agir é ignorar este tipo de comportamento.
Sempre que caminhar, o cão deve estar ao lado ou atrás do dono.
Nunca utilize de violência para educar o filhote, ele pode se tornar agressivo e não entender porque apanhou.

Essas são algumas dicas básicas e importantes para que seu cão tenha uma vida equilibrada e feliz.

Um comentário: