O adestramento tem como finalidade maior interação entre dono e cão.
A todo o momento o cão está aprendendo coisas novas, todas as atitudes dos donos ensinam o cão indiretamente o que é “certo” e o que é “errado”. Porém muitas vezes o dono acha que está tentando ensinar o “certo” e o cachorro acaba piorando seu comportamento, isso acontece porque o dono não está ensinando corretamente seu cão, e sim o estimulando a aprender o que não deve, sem querer.
Um cão adestrado, ou melhor, educado, é muito mais fácil o seu convívio com os donos, outros animais e pessoas, se tornando um animal menos ansioso, destruidor e agressivo.
Por saber se comportar seu cãozinho terá menos restrições em casa, a família ganha um companheiro para todas as atividades, se tornará um animal mais agradável, menos agressivo e medroso, e consegue desenvolver melhor suas capacidades físicas e mentais.
As técnicas utilizadas são sem violência, através do reforço positivo, onde todo comportamento correto é recompensado, assim o animal aprende mais rápido e se interessa mais por aprender, se divertindo.
Os benefícios também são para os donos, que além de ter um animal comportado em casa, se diverte durante as aulas e aprende com esse método a respeitar mais seu animal, tendo seu comportamento modificado, deixando assim de lado a agressividade e o receio de se relacionar com seu cão.
Ao contrário de que muitos pensam todos os cães de qualquer idade ou raça podem aprender, mesmo sendo filhotinhos ou cães já idosos.
A duração total das aulas depende muito do cachorro e da disponibilidade do dono, pois as aulas são feitas em domicilio na presença do proprietário, e são divididas em aulas de comportamento, onde o cão aprende sobre obediência básica como não pular nas pessoas, não latir demais, ser sociável, não pegar comida do chão, ter limites, não puxar a guia, entre outros, e aulas de comandos básicos, onde o animal aprende comando como sentar, deitar, ficar, vir quando é chamado, dar a pata, e a partir desses comando aprender a rolar, cumprimentar, rastejar, fingir de morto e muitos outros truques.
Entenda seu melhor amigo !
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário